SAIBA MAIS

/Vídeos > Vídeo Completo – Câncer de Endométrio

Vídeo Completo – Câncer de Endométrio

Qual o impacto hoje do Câncer no Mundo?

A Organização Mundial da Saúde acredita que em 2020 o câncer será a causa mais importante de mortalidade em todo o mundo e no que tange ao câncer na mulher, que pode ser o câncer de vulva, vagina, colo de útero, endométrio e ovário, dentre esse todos falaremos hoje sobre o câncer de endométrio.

 

O que é câncer de endométrio?

O câncer de endométrio é o câncer que acomete as mulheres. Ele inicia na mucosa de revestimento interna do útero, o endométrio.

 

Quais os fatores de risco do câncer de endométrio?

O câncer de endométrio está associado a inúmeros fatores de risco, dentre eles uma menarca precoce (início da menstruação antes dos 12 anos de idade), quando a mulher tem uma menopausa tardia, (início da menopausa após os 50 anos de idade), também está associado a outros fatores como diabetes, obesidade e o tratamento com reposição hormonal.

 

Quais os sintomas do Câncer de Endométrio?

O câncer de endométrio tem uma peculiaridade: na maioria das vezes ele tem poucos sintomas, a doença é muito indolente, ela avança muito devagar, o que chama atenção é um sangramento entre as menstruações nas pacientes antes da menopausa e um sangramento irregular após a menopausa. Além do sangramento, a dor pélvica, associada ao sangramento vaginal também pode ser uma manifestação clinica muito importante.

 

Como se chega ao diagnóstico do Cancêr de Endométrio?

A paciente com câncer de endométrio que tem sangramento vaginal e dor pélvica, mas principalmente o sangramento vaginal, deve iniciar sua investigação com profissional adequado. Deve-se iniciar essa investigação com simples citológico cervico vaginal, ou também chamado de Papanicolaou, mas também deve ser realizado ultrassom transvaginal. Esse ultrassom vai documentar a espessura do endométrio, que habitualmente numa paciente acima dos 50 anos deve ser em torno de 4mm, portanto uma paciente que tem sangramento vaginal, realiza uma ultrassom transvaginal e documenta um endométrio espessado, acima de 4mm, deve prosseguir sua investigação.

Existem dois métodos possíveis acima do ultrassom: a curetagem uterina e a esteroscopia.  Ambos tem uma simples finalidade: tirar um fragmento desse endométrio espessado, suspeito, encaminhar para anatomia patológica, para realizar o estudo adequado anatomopatológico, e por fim o paciente resgata esse resultado da biópsia e leva ao profissional de saúde para que ele encaminhe esse paciente a um tratamento adequado.

 

O Câncer de Endométrio tem cura?

Essa pergunta é extremamente importante. Uma outra peculiaridade do câncer de endométrio: é que ele costuma ter uma evolução muito favorável naquele grupo de pacientes em que se faz o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Quando a paciente tem um diagnóstico, 80% das vezes a doença está confinada ao útero, o que significa dizer que o câncer está apenas no útero, ela não metastatizou (não foi para outros órgãos), não tem doença dos linfonodos como as metástases gaglionares, ele está apenas no útero.

Quando a paciente é devidamente tratada, retira-se esse útero, faz-se todo um estudo anatomopatológico, e se confirmado a doença confinada ao endométrio nem atingindo ainda a parede mais interna do útero, chamada de miométrio, essa paciente tem uma chance enorme de cura; a sobrevida dessa paciente pode chegar até a 93% ou 95% em cinco anos e realmente estar com a doença totalmente controlada.

 

Orientações importantes – Câncer de Endométrio

A paciente com câncer de endométrio deverá procurar um medico oncologista, que tem na sua estrutura um cirurgião oncológico, um radio terapeuta e um oncologista clínico, pois o tratamento deverá ser multidisciplinar, quando a a estratégia é muito bem estabelecida, muito adequada, as chances de cura se ampliam, portanto, procure seu  oncologista clínico, seu cirurgião oncológico, pois eles terão a condição de tratá-la adequadamente.

Postado em: março 7th, 2015 | Categoria: Vídeos | 0 comentário(s)